quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval

Hj é Carnaval, quem aí ta pronto pra cair na Folia?

Carnival in Rio de Janeiro.jpgCarnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como NiceNova OrleansToronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São PauloTóquio e Helsinque.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade doRecife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

 Historia e Origem
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.
MardiGrasPaull1897Cover.jpgEm geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

O carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.
No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.
Cálculo do dia do Carnaval
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Datas do Carnaval
O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro, geralmente, ou em março, conforme o Cálculo da Páscoa (veja artigo anterior), e uma curiosidade: o Carnaval ocorre próximo ou no dia de Lua Nova.

Mas lembre-se, é sempre bom se previnir no Carnaval
Para manter a saúde antes, durante e depois do carnaval, é recomendado ingerir uma grande quantidade de água, usar camisinha em todas as relações sexuais (mesmo no sexo oral ou anal), comer de 3 em 3 horas e descansar sempre que possível.
Uma forma de preparar o corpo antes do carnaval é aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pães, batata, arroz e macarrão, comer carnes magras, com pouca gordura, pouco sal e beber bastante líquidos.
Sucos de frutas e vitaminas de frutas com leite e acrescidas de amêndoas, amendoim ou castanhas são sempre bem vindas. Elas ajudam a hidratar o corpo, conferem energia e aquele pique extra para cair na folia de carnaval.
Durante o carnaval recomenda-se usar sempre chapéu ou boné e usar protetor solar em todo o corpo durante todo o dia, incluindo orelhas, lábios e cabelos, com fator de proteção igual ou superior a 15 FPS.
Para evitar ficar bêbado e livrar-se da ressaca, beber 1 copo de água para cada copo de bebida alcóolicas é o mais indicado.
Depois de um tempo de folia, onde gasta-se muitas calorias e perde-se muita água, nada melhor que descansar e ingerir bastante líquidos. Porém, os menos aconselhados são os refrigerantes e as bebidas alcoólicas que são ricas em calorias “vazias” que não trazem nenhum benefício ao organismo.
Já para recompor a saúde depois do carnaval basta ingerir alimentos desintoxicantes como chá preto batido com alguma fruta ou um copo de limonada sem açúcar (pode ser mel) de 2 a 3 vezes por dia, pois eles ajudam a eliminar os resíduos do organismo e melhorar o humor.
É importante ainda lembrar-se que durante o carnaval o número de indivíduos contagiados com alguma doença sexualmente transmissível e de gravidez indesejada aumenta muito, e a melhor forma de evitar este problema é usar camisinha em todas as relações sexuais e reduzir ao máximo o número de parceiros. E lembre-se que o beijo na boca também pode transmitir uma série de doenças.

Venezia carnevale 7.jpg
Bom gente, tenham um otimo Carnaval, mas lembrem-se, sempre vá previnido. Drag and drop me

Nenhum comentário:

Postar um comentário